terça-feira, 19 de agosto de 2008

Mudança de mentalidade


Numa competição o importante é ganhar

Há em nosso Pais, a cultura secular imposta por pseudos orientadores culturais, a máxima (ou a mínima) que numa competição, o importante é competir. Assimilado essa orientação nos tornamos trampolim para outras nações, cujos atletas são orientados que numa competição, o importante é ganhar.
O “ganhar” em uma competição esportiva não significa “a qualquer custo”. Temos que ser leais e competentes. Aplicados e determinados. Alguns dos nossos treinadores e locutores esportivos vibram, com uma medalha de bronze ou uma colocação entre os dez primeiros como se fosse o prêmio.
Não somos apenas um Pais, temos dimensões continentais e não podemos pensar de forma tão pequena. As tevês mostraram um competidor de judô premiado com bronze dispensar a medalha após recebê-lo. Para nossos padrões culturais, aquela foi uma atitude ante- esportiva. Para ele, aquela medalha foi uma vergonha. Outra mentalidade e outra cultura.
Nos esportes coletivos e muito especialmente no futebol, nossos clubes e seleção, têm sido orientados por técnicos medíocres que rezam pela cartilha “do importante é competir”. Exemplo de Dunga da Seleção Brasileira e do técnico Antônio Lopes, ex-Vasco da Gama
Dunga satisfeito com a posição de está entre os quatro primeiros, nem se preocupou em armar um time para ganhar dos argentinos. Mandou a equipe a campo com o firme propósito de cavar um empate. Ir para os pênaltis e jogar o resultado nas costa da “sorte”. Se não, como explicar se jogamos todo primeiro tempo com apenas um atacante contra os argentinos?
Antônio Lopes retranqueiro de carteirinha transformou o time do Vasco da Gama em sonho de consumo das demais equipes, de tantas goleadas que acumulou durante sua desastrada estadia pelo Estádio São Januário.
Rezo e defendo que temos que ser leais com nossos adversários mais, essa estória de “im- portante é competir”, tô fora. Vejam nossa seleção nas olimpíadas! Participamos e demos aos argentinos o gosto de nos golear. “Se” ganharmos bronze ainda haverá quem defenda ter sido um excelente resultado. Não vejo razão de nos contentarmos com bronze quando temos absoluta certeza que poderíamos ter ouro.

Nenhum comentário: