segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O peixe da caldeirada


No Rio Madeira, uma Piraíba
pode chegar a mais de 200 kg

Durante alguns anos, ainda em minha fase de adolescente, morei com meus pais (mãe, irmãos e padrasto) em uma colônia as margens do Rio Madeira, bem próximo a Cachoeira do Teotônio em Porto Velho-RO.

Alí aprendi a remar pescar e muito do modo de vida dos ribeirinhos. Foi um aprendizado e tanto. Ainda hoje colegas de trabalho se surpreendem ao me verem pilotar uma canoa ou “jogar” uma tarrafa.

Na verdade reconheço limitações no trato com a tarrafa, mas quando se trata de remo. sou bom mesmo. Enfim..., o ofício da pesca aprendi com o vizinho e pescador Agostinho. Seus filhos (Pedo, Manel e Raimundim) todos exímios pescadores, tinham fama de fazer “corpo mole” ou se escoravam no ombro dos outros. Seu Agostinho dizia aos meus pais que gostava de me lavar para as pescarias porque eu era muito esperto.

O fato é que o Rio Madeira abriga uma fauna de espécie variadas, entre eles a Pirara, Jau, Piraíba, todos peixes que crescem até dois metros e chegam a pesar 200 kg.

Sempre tive vontade de falar desses peixes aqui no blog, mas pensei. Os irmãos acreanos não estão acostumados a vê peixes nessas proporções. O Rio Acre abriga espécies, também variadas, mas tamanhos bastantes reduzidos.

Pescador já é difamado como sendo mentiroso natural. Quem vai acreditar se eu disser que já ajudei pescar um peixe que pesou 198 kg e alguns gramas? Mas eis que hoje pela manhã alguém me mandou esta foto postada ai em cima e criei coragem de falar no assunto. Claro que não fui eu quem pescou o peixão ai da foto que avalio. Deve pesar algo em torno de 200 kg. Mas o tamanho do animal não chegar a me surpreender, pelos fatos narrados e que já testemunhei. E afinal, a foto fala mais que mil palavras.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá amigo, este peixe não é uma piraíba, é um tipo de bagre do rio Mekong no Vietnã, este bagre é a maior espécie de peixe de couro do mundo. Um abraço!