quarta-feira, 25 de junho de 2008

JÁ VAI TARDE

Deracre vai acabar com a Curva do Tucumã

Na terça, 24 ocorreu a solenidade de assinatura da ordem de serviço para as obras de duplicação da Rodovia AC-40, entre Rio Branco e Senador Guiomard.

O Governo do Estado assinou a ordem e determinou o início imediato das obras. Serão consumidos R$ 16,5 milhões para recuperar e duplicar 12 km e gerar dezenas empregos diretos. Os recursos virão da Suframa o do próprio Tesouro Estadual.

A duplicação da estrada traz entre os demais aspectos positivos, a redução de tempo gasto entre Senador Guiomard e Rio Branco e a garantia redobrada de segurança aos condutores, ciclistas e pedestres.

Todos sabem que esse 22 km, entre Rio Branco e Senador Guiomard consomem em média 40 minutos para serem percorridos, devido à buraqueira e deficiência de sinalização. Uma viaje entre Brasiléia a Rio Branco, por exemplo, transcorre sem problemas até Senador Guiomard. Daí em diante, o trânsito fica emperrado, lento... complicado.

Mas tudo isso já foi divulgado pela imprensa convencional do Estado. O que pretendemos abordar aqui no blog é uma afirmativa do diretor do Deracre, Marcos Alexandre Médici Aguiar, dando garantias que a “Curva do Tucumã” terá um novo traçado garantindo segurança aos usuários da Estrada. Demorou.

“Curva do Tucumã”, “Curva Maldita”, “Curva da Morte” e curva de todos os adjetivos imagináveis. Desde que cheguei ao Acre na década de 80 até os dias atuais já testemunhei pelos menos uns 15 acidentes com vítimas fatais naquela curva. Um deles com três mortes de uma só vez.

A cada nova tragédia, autoridades se comprometiam diante da família enlutada, intervir para acabar coma bendita curva. Mas inexplicavelmente ela continuava lá. Até o registro de nova tragédia. Vi e testemunhei dezenas de manifestações públicas pedindo pelo fim da “bendita” curva... e nada.

Até parece que forças “malignas” exerciam algum poder sobre a maldita curva.

Exerciam, porque finalmente aparece um administrador avesso às promessas, mas que está se notabilizando por ações, garantindo que agora a curva se acaba.

Um alento para dezenas de famílias que tiveram parentes mortos em acidentes naquele trecho, nojento e macabro.

Nenhum comentário: